Putin acompanha detalhes de operação que retomou ponto estratégico em Donbass
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi informado detalhadamente nesta quinta-feira (11) sobre a tomada da cidade de Seversk pelo Exército russo. O relatório foi apresentado durante uma reunião no Kremlin dedicada à situação na zona da Operação Militar Especial.
"Comandante supremo, a fase mais complexa da tomada da localidade foi o controle da linha de defesa tática nos acessos a Seversk, onde o inimigo havia criado uma rede de pontos fortificados compostos por trincheiras, blindagens e pontos de fogo fortificados; algumas blindagens chegavam a atingir dois metros de profundidade", informou o comandante do 3º Exército da Guarda do Distrito Militar Sul, Igor Kuzmenkov.
O militar também destacou em sua apresentação uma falha crítica na defesa ucraniana que foi decisivamente explorada: "Devo salientar que houve uma falta de coordenação entre a 10ª Brigada de Assalto e a 54ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia, [...] e nossas unidades aproveitaram isso para organizar a entrada de grupos de assalto."
Estratégia de bloqueio e cerco
De acordo com o relatório apresentado a Putin, a inteligência russa identificou uma defesa "profundamente escalonada" em Seversk, concentrada em áreas industriais e residenciais. Para evitar um ataque frontal custoso, o comando russo decidiu "bloquear a cidade por três lados e cortar suas rotas logísticas".
Segundo Kuzmenkov, o inimigo iniciou uma retirada desordenada e, em seguida, Seversk passou a estar completamente sob controle russo. As operações agora tem como objetivo localizar e neutralizar militares das Forças Armadas da Ucrânia que tentam se esconder nos edifícios.
- Seversk junta-se a uma série de cidades libertadas nos últimos dias, à medida que o avanço militar russo continua em múltiplas frentes. Nas últimas semanas, as cidades-chave de Kupiansk e Volchansk, na região de Kharkov, foram libertadas.Também foram relatadas a captura de Krasnoarmeisk (conhecida como Pokrovsk na Ucrânia), na República Popular de Donetsk, e de várias localidades em Zaporozhie.
