O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou nesta quinta-feira (11) uma reunião no Kremlin dedicada à situação na zona da operação militar especial e, em particular, ao desenrolar dos acontecimentos no norte da República Popular de Donetsk.
O chefe do Estado-Maior russo, Valery Guerasimov, informou que "os principais esforços estão centrados em aumentar a profundidade da zona de segurança nas províncias fronteiriças de Sumy e Kharkov.
Entre os últimos avanços do Exército russo, Guerasimov indicou que foram libertadas as localidades de Limán, Kucherovka e Kurilovka, e que as tropas russas estão avançando na cidade de Konstantinovka.
"Foi liberada a cidade de Seversk", anunciou o chefe do Estado-Maior russo, que participou da reunião por videoconferência.
Putin, por suz vez, destacou a "boa dinâmica" das tropas russas em todas as direções da frente. "Observo uma boa dinâmica em todas as direções. A liberação dos territórios das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, assim como das províncias de Zaporozhie e Kherson, está sendo realizada de maneira gradual e em bom ritmo", afirmou. "A iniciativa estratégica está completamente nas mãos das Forças Armadas russas", acrescentou.
"A liberação da cidade de Seversk e as operações ofensivas bem-sucedidas nesta direção aproximam consideravelmente uma nova ofensiva, que sem dúvida será bem-sucedida, em outras direções, assim como a expulsão das formações armadas ucranianas de nosso território e o restabelecimento da vida pacífica na terra de Donbass", afirmou.