O presidente d Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (11) que a situação na zona de combate está sob total controle da Rússia.
"Observo um progresso positivo em todas as direções. A libertação dos territórios das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como das províncias de Zaporozhie e Kherson, está decorrendo de forma gradual e a um bom ritmo ", afirmou durante uma reunião com militares sobre a situação na área da operação militar especial.
"De acordo com os planos do Estado-Maior, a iniciativa estratégica está completamente nas mãos das Forças Armadas Russas", acrescentou o presidente.
Libertação de novas localizações importantes
Durante a reunião, Putin recebeu um relatório sobre a completa libertação da cidade de Seversk, localizada na República Popular de Donetsk.
A cidade tem sido palco de intensos combates há semanas, visto que militares ucranianos a reforçaram com fortificações de concreto.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, relatou que a cidade foi palco de combates urbanos.
Especialistas enfatizaram a importância de Seversk para as Forças Armadas da Ucrânia, que a utilizavam como centro logístico.
As tropas de Kiev a utilizavam como base de operações, de onde os soldados eram enviados para a linha do front.