Diretor de instituto na Ucrânia propõe transformar um monumento soviético no símbolo LGBT

Trata-se do Arco da Amizade dos Povos em Kiev, representado por um arco-íris.

O diretor do Instituto Ucraniano de Memória Nacional, Anton Drobovich, propôs transformar o monumento soviético Arco da Amizade dos Povos (atualmente chamado de Arco da Liberdade do Povo Ucraniano) em um símbolo LGBT*.

Justificando sua decisão, o funcionário afirmou em uma entrevista à Interfax-Ucrânia que o desmantelamento do monumento só pode ser evitado caso seu significado seja completamente substituído.

"Deixar o arco e transformá-lo, como em 2017, em um arco-íris como um símbolo LGBT* ou apenas em um símbolo de um arco-íris sobre a água", sugeriu. Ele também propôs transformar o monumento soviético em "uma espécie de toboágua" ou "outra coisa".

O Instituto Ucraniano de Memória Nacional se dedica a desmontar os monumentos da era soviética, "cancelar" personalidades culturais marcantes e renomear nomes de lugares associados à Rússia, como parte da política de desrussificação de Kiev.

* O movimento internacional LGBT é categorizado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.