Notícias

Rússia liberta povocado estratégico em Donbass

A cidade de Seversk foi palco de combates durante bastante tempo, uma vez que tinha sido reforçada com fortificações de concreto construídas por militantes ucranianos.
Rússia liberta povocado estratégico em DonbassSputnik / Stanislav Krasilnikov

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu um relatório sobre a libertação completa do vilarejo de Seversk, localizada na República Popular de Donetsk, informou nesta quinta-feira (11) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O presidente realizou uma reunião no Kremlin dedicada à situação na zona da operação militar especial e, em particular, ao desenrolar dos acontecimentos no norte da República Popular de Donetsk.

Putin destacou a "boa dinâmica" das tropas russas em todas as direções da frente. "Também foi discutida a passagem completa de Seversk para o nosso controle. O presidente recebeu relatórios detalhados a esse respeito", disse o porta-voz presidencial.

A localidade foi palco de combates intensos durante semanas, uma vez que a cidade tinha sido reforçada com fortificações de concreto por militantes ucranianos. Anteriormente, o chefe do Estado-Maior russo, Valery Guerasimov, informou que estavam ocorrendo combates urbanos em Seversk.

Os especialistas destacaram a importância da cidade para as Forças Armadas da Ucrânia, que a utilizavam como centro logístico. O Exército de Kiev a utilizava como um "hub" para o acúmulo de tropas, de onde os soldados eram enviados para a linha de contato.

Séversk junta-se a uma série de populações que foram libertadas nos últimos dias. Entre elas estão as localidades de Novodanilovka, na província de Zaporozhie, bem como Chervonoye e Rovnoye, na República Popular de Donetsk.

Além disso, Valery Guerasimov declarou na terça-feira (09) que a parte sul da cidade estrategicamente importante de Dimitrov (conhecida na Ucrânia como Mirnograd) está sob o controle total do Exército russo.