Notícias

Brasil amplia cooperação regional para preservar Aquífero Guarani

A Iniciativa inclui atualização do plano estratégico, criação de rede piloto de monitoramento e integração de dados entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para gestão conjunta das águas.
Brasil amplia cooperação regional para preservar Aquífero GuaraniGettyimages.ru / Agata Fetschenko

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) tem ampliado sua atuação na gestão conjunta do Sistema Aquífero Guarani (SAQ) por meio do projeto "Implementação do Programa de Ação Estratégica do Sistema Aquífero Guarani: Possibilitando Ações Regionais, ou PPM-Guarani", reforçando a proteção de uma das maiores reservas de água doce, informou o ministério no portal gov.br na terça-feira (9).

O PPM-Guarani busca garantir a sustentabilidade de longo prazo das águas do SAQ, que se estende por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, por meio das medidas definidas no Plano de Ações Estratégicas (PAE).

O projeto é financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM), gerido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e executado internacionalmente pela UNESCO.

O projeto prevê criar mecanismos de cooperação entre os países que compartilham o aquífero, implantar uma rede piloto de monitoramento multipropósito e atualizar o PAE para assegurar a participação de todos.

Elaborado em 2009, o plano foi revisado com foco na cooperação regional e transfronteiriça para atender às metas do PPM-Guarani.

Também avançou a fase piloto da Rede de Monitoramento de Poços, destinada a produzir dados sobre qualidade e quantidade das águas subterrâneas. A iniciativa inclui 7 poços na Argentina, 15 no Brasil, 8 no Paraguai e 6 no Uruguai.

Com nas informações, foi desenvolvido um Sistema de Informação de Poços de Monitoramento, que consolida protocolos e garante interoperabilidade com futuros sistemas nacionais de águas subterrâneas.