Notícias

Daniel Ortega chama de 'loucura' os preparativos da Europa para uma guerra contra a Rússia

O copresidente nicaraguense criticou os países europeus por não priorizarem a paz e denunciou o financiamento de armamentos em vez de soluções diplomáticas.
Daniel Ortega chama de 'loucura' os preparativos da Europa para uma guerra contra a RússiaAP / Matias Delacroix

O copresidente da Nicarágua, Daniel Ortega, condenou na terça-feira (9) as ações da Europa, afirmando que, em vez de buscar a paz, o continente se prepara para um conflito com a Rússia, classificando a atitude como "completa loucura".

"Os europeus, a Comunidade Europeia, estão tentando descobrir como levantar, creio eu, 70 bilhões de euros para comprar e produzir armas. E qual é a justificativa? Porque a Rússia está lutando pelo que lhe pertence na Ucrânia, dizem eles, ou querem se preparar para uma guerra com a Rússia. Isso é completa loucura", declarou.

Ortega disse que "as potências coloniais e imperialistas não aprenderam as lições da história, porque onde quer que o colonialismo tenha se enraizado, onde quer que a dominação imperial tenha sido estabelecida, ela acabou fracassando e os povos foram libertados".

"Eles devem trabalhar pela paz. Agora todos nós devemos trabalhar pela paz. A comunidade europeia deve trabalhar pela paz", afirmou durante a cerimônia de formatura dos cadetes do Centro Superior de Estudos Militares Herói Nacional da Divisão José Dolores Estrada Vado.

"Neste momento, o mundo não pode mais falar em novas guerras. A humanidade já viveu guerras suficientes para não precisar de novas", acrescentou o copresidente nicaraguense.