
Operação Contenção: blindados e aeronaves entram no Salgueiro para combater Comando Vermelho

Mil agentes foram mobilizados nesta quinta-feira (11) em mais uma fase da Operação Contenção, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo conter a expansão territorial do Comando Vermelho, segundo informações do portal G1.
Até o momento, não há informações oficiais sobre mortos, feridos ou detidos.
O enfrentamento começou com troca de tiros entre policiais e traficantes, que atearam fogo em veículos na tentativa de barrar o avanço das forças de segurança, segundo a Polícia Militar.
1.000 policiais civis e militares estão mobilizados em uma nova etapa da Operação Contenção, no Complexo do Salgueiro, São Gonçalo. A ação foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta (11). Criminosos incendiaram barricadas para tentar impedir o avanço das forças de segurança. pic.twitter.com/deouDStYdt
— @pmerj (@PMERJ) December 11, 2025
Contexto operacional

A operação foi iniciada para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Entre os alvos está Antônio Ilário Ferreira, de vulgo Rabicó, 61 anos, apontado como chefe do Comando Vermelho na região e um dos mais antigos integrantes da cúpula da facção.
As ações mobilizam o esforço coordenado de agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de delegacias especializadas e distritais.
Além de mil agentes civis e militares, o efetivo policial conta com 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, sendo duas delas blindadas, para garantir o avanço seguro e o atendimento emergencial na área.
Citadas pela mídia local A Tribuna, as secretarias municipais confirmaram que seis escolas e sete unidades de saúde no Complexo do Salgueiro tiveram suas atividades suspensas, visando a segurança de moradores e profissionais.
