Lavrov responde quando terminará conflito ucraniano

Os funcionários europeus estão estabelecendo prazos concretos, enquanto Moscou “não está desperdiçando energia com isso” e tem "tarefas específicas", indicou o chanceler russo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, comentou nesta quinta-feira (11) sobre as previsões para o fim do conflito na Ucrânia.

"Os funcionários europeus citam prazos específicos. Alguns dizem 'antes da primavera', outros, 'durante 2026'", afirmou em uma mesa redonda dedicada à situação em torno da Ucrânia, acrescentando que Moscou "não está desperdiçando energia com isso" e tem "tarefas específicas".

O ministro enfatizou que esses objetivos específicos "foram delineados de forma clara e inequívoca dentro de um quadro determinado publicamente" pelo presidente russo, Vladimir Putin, e foram discutidos em detalhes durante sua reunião com o mandatário americano, Donald Trump, realizada em agosto no Alasca. Segundo Lavrov, lá "chegou-se a um entendimento sobre a melhor maneira de avançar para a consecução desses objetivos no contexto não de um cessar-fogo, nem de uma trégua temporária, mas de uma paz sustentável".