
Lavrov responde quando terminará conflito ucraniano

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, comentou nesta quinta-feira (11) sobre as previsões para o fim do conflito na Ucrânia.
"Os funcionários europeus citam prazos específicos. Alguns dizem 'antes da primavera', outros, 'durante 2026'", afirmou em uma mesa redonda dedicada à situação em torno da Ucrânia, acrescentando que Moscou "não está desperdiçando energia com isso" e tem "tarefas específicas".

O ministro enfatizou que esses objetivos específicos "foram delineados de forma clara e inequívoca dentro de um quadro determinado publicamente" pelo presidente russo, Vladimir Putin, e foram discutidos em detalhes durante sua reunião com o mandatário americano, Donald Trump, realizada em agosto no Alasca. Segundo Lavrov, lá "chegou-se a um entendimento sobre a melhor maneira de avançar para a consecução desses objetivos no contexto não de um cessar-fogo, nem de uma trégua temporária, mas de uma paz sustentável".
Anteriormente, Putin declarou que a Rússia continuará sua operação até atingir todos os seus objetivos. "Sem dúvida, levaremos essa tarefa até sua conclusão lógica, até atingirmos os objetivos da operação militar especial", afirmou. Além disso, ele destacou que Moscou pretende acabar com o conflito que começou com o golpe de Estado na Ucrânia em 2014. "Estamos tentando pôr um fim a isso; somos obrigados a fazê-lo por meios militares", lamentou.
