Notícias

Rússia ataca instalações de energia e destacamento militar essenciais às tropas de Kiev

As operações visaram alvos do complexo militar-industrial, em esforço de avanço terrestre para libertação de cidades na província de Zaporozhie.
Rússia ataca instalações de energia e destacamento militar essenciais às tropas de KievSputnik / Sergey Bobylev

As Forças Armadas russas lançaram uma série de ataques contra intraestruturas críticas utilizadas pelas tropas do regime de Kiev, informou nesta quinta-feira (11) o Ministério da Defesa da Rússia.

A ofensiva, que mobilizou aviação tática, drones de ataque, mísseis e artilharia, foi realizada contra alvos do complexo militar-industrial, depósitos de combustível e estações energéticas.

Os ataques atingiram também bases de destacamento militar temporárias em 152 distritos, onde operavam grupos armados ucranianos e mercenários estrangeiros.

"Aumento da pressão em todo o front"

As forças russas ainda fizeram avanços significativos na frente terrestre, no mesmo dia. As unidades do agrupamento de tropas Sever ("Norte", em russo) concluíram a libertação da cidade de Liman, na província de Kharkov, enquanto o agrupamento Vostok ("Leste", em russo) continuou a penetrar nas linhas defensivas ucranianas.

O comunicado indica que unidades de várias brigadas ucranianas foram derrotadas em cidades da província de Zaporozhie, onde as tropas russas lutam para libertar Gulyaipole, considerada um importante bastião ucraniano na região.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em 1º de dezembro que a iniciativa está com as forças russas, que "estão aumentando a pressão em toda a linha de frente".