
Lavrov: Europa não busca paz, somente fôlego para rearmar a Ucrânia

As lideranças europeias, no escanteio de negociações em busca de uma solução duradoura para o conflito ucraniano, consideram apenas um cessar-fogo para rearmar o regime de Kiev, declarou nesta quinta-feira (11) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
"A Europa Ocidental (...) só pensa em cessar os ataques, recuperar o fôlego e, mais uma vez, preparar Zelensky e seu regime para a guerra", denunciou o chanceler.

Lavrov reiterou que Moscou, em suas discussões com Washington sobre as causas profundas do conflito, defende um pacote de acordos que garanta uma paz firme e duradoura, com salvaguardas para todas as partes envolvidas, e não uma mera trégua que não ponha fim definitivo às hostilidades.
Nesse contexto, o chanceler censurou a disseminação de especulações e todo tipo de "vazamentos destrutivos e falsidades" sobre o conflito em curso.
"Constatamos que o principal objetivo dessas ações, iniciadas por nossos colegas ocidentais, é dificultar a busca por uma solução negociada e prolongar o conflito", explicou o chanceler.
