Uma delegação interinstitucional dos EUA se reuniu em Lima, no Peru, na quarta-feira (10), a fim de prestar serviços consultivos com o objetivo de resolver a crise de segurança no país latino-americano, a pedido do presidente interino José Jerí.
O encontro inaugura uma agenda semanal de encontros com o Poder Executivo peruano. O grupo é liderado por José A. Pérez, diretor de operações do Departamento Federal de Investigação dos EUA (FBI), contando com seis membros no total, dentre eles representantes do órgão americano de Administração de Repressão às Drogas (DEA).
"Este encontro faz parte de um esforço conjunto para fortalecer o novo plano nacional de segurança cidadã", afirmou a administração presidencial peruana em comunicado. "A delegação (...) fornecerá contribuições aos Ministérios das Relações Exteriores, do Interior e da Defesa, bem como à Polícia Nacional do Peru."
Apresentado como parte da cooperação bilateral em matéria de segurança, Jerí justificou o encontro como um esforço de definição de um roteiro de ações para os próximos governos no combate à criminalidade.
"Houve uma falha no funcionamento do governo, com fatores que nos levaram a esta situação crítica, como o controle inadequado das fronteiras, recursos tecnológicos limitados e um arcabouço regulatório ineficiente. É isso que queremos mudar por meio das reuniões que realizaremos", afirmou em nota oficial.