Notícias

Câmara dos Deputados aprova a suspensão do mandato de Glauber Braga por seis meses

O parlamentar respondia a um processo de cassação de seu mandato após episódio de agressão contra militante do MBL em abril de 2024 e teve a pena substituída no plenário.
Câmara dos Deputados aprova a suspensão do mandato de Glauber Braga por seis mesesLula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados votou por suspender por seis meses o mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) na noite de quarta-feira (10). A medida foi aprovada, por 318 votos a favor e 141 contra, como alternativa à cassação do mandato parlamentar.

Braga enfrentava processo de cassação por agredir Gabriel Costenaro, manifestante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024, expulsando-o da Câmara a empurrões e chutes. O Conselho de Ética considerou o episódio como quebra de decoro, enquanto o deputado afirma ter reagido a "provocações sistemáticas" e ofensas à sua mãe

Votação conturbada

A sessão decorreu sob críticas de parlamentares, que relataram dificuldades no acesso ao plenário e denunciaram a restrição de entrada de jornalistas, assessores e familiares. Braga afirmou que sua irmã foi impedida de entrar, classificando a ação como "censura".

Após tentativas fracassadas de retirar o processo de pauta, a substituição da pena de cassação pela suspensão do mandato foi proposta em emenda pelo deputado federal e vice-líder do governo no Congresso, Lindbergh Farias (PT-RJ), aprovada por um placar de 226 votos favoráveis e 220 contrários.

A votação ocorreu um dia após Braga ocupar a cadeira da Presidência da Casa por cerca de duas horas, em protesto contra a inclusão de seu processo de cassação na pauta. Durante o episódio, o sinal da TV Câmara foi cortado e profissionais de imprensa foram retirados pela Polícia Legislativa, que também removeu o parlamentar à força da cadeira que ocupava.