Trump: 'Acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela'

Segundo o presidente dos Estados Unidos, petroleiro é "o maior já apreendido".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta-feira (10) sobre a apreensão de um petroleiro na costa da Venezuela.

"Acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela. Um petroleiro grande. Muito grande", declarou Trump. "O maior já apreendido, aliás", acrescentou.

A Bloomberg noticiou anteriormente que forças americanas "interceptaram e apreenderam um petroleiro sujeito a sanções" no Mar do Caribe.

Os Estados Unidos realizaram "ações legais contra uma embarcação apátrida" que estava atracada na Venezuela, segundo um alto funcionário do governo Trump citado pela agência.

Apelos da Venezuela à ação contra a agressão militar

Na terça-feira (9), o Ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, pediu à América Latina que ficasse "em alerta" quanto ao destacamento militar dos EUA, cujo objetivo, segundo ele, era "subjugar os povos da região" para manter o controle político e sobre os recursos dos países latino-americanos.

López também afirmou que "o imperialismo quer dominar e tomar conta deste continente" e, portanto, pediu "a defesa do conceito de soberania, sob o princípio da autodeterminação nacional".

"Digo: Alerta, Venezuela! Alerta, América Latina!", declarou.

Cronologia dos ataques