
Mulher é detida em aeroporto russo com 'vinho de cobra' vindo da Ásia

Uma turista russa foi detida na quarta-feira (10) pelas autoridades aduaneiras da cidade siberiana de Barnaul, na região de Altai, quando descobriram vinho de cobra em sua bagagem, informou o Serviço Federal de Alfândega.
Segundo a nota, os inspetores detiveram a mulher no aeroporto da cidade no controle aduaneiro, após voo de retorno do Vietnã. Durante a revista, as autoridades encontraram a garrafa de bebia alcoólica com uma serpente, que havia comprado em um dos mercados da cidade vietnamita de Nha Trang.

Peritos determinaram que o animal era uma cobra-de-monóculo, um tipo de naja nativo do sul e sudoeste da Ásia, sujeita à Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), um acordo global entre governos de regulação e controle do comércio internacional de animais e plantas silvestres e seus derivados. O documento prevê um sistema de permissões e certificados para prevenir a superexploração e tráfico ilegal de espécies.
Foram iniciados dois processos administrativos contra a turista, acusada das infrações de omissão na declaração a mercadoria e violação de proibições e restrições legais, sujeita a multa e confisco de bens.
