Nicarágua recebe Festival Internacional de Cinema Documental RT Doc: 'O Tempo dos Nossos Heróis'

Em Manágua, encontro apresenta histórias de coragem, resistência e esperança dos heróis russos que defendem o direito do seu povo de viver em paz.

A Nicarágua tornou-se pela primeira vez sede do Festival Internacional de Cinema Documentário RT Doc: "O Tempo dos Nossos Heróis". O evento ocorre de 9 a 12 de dezembro, em Manágua.

O evento apresenta histórias inspiradoras de coragem, resistência e esperança dos heróis russos que defendem o direito do seu povo de viver em paz.

O festival também tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e cooperação entre Rússia e Nicarágua.

O festival foi inaugurado na Sala Pilar Aguirre da Cinemateca Nacional, na capital nicaraguense. No evento, Yekaterina Yakovleva, diretora da RT Doc e produtora geral do festival, entregou a Daniel Edmundo Ortega Murillo, coordenador de Mídia do Conselho de Comunicação e Cidadania da Nicarágua, a bandeira sob a qual lutam os combatentes na frente de batalha, em sinal de irmandade, respeito e compromisso entre Moscou e Manágua.

'Um momento de heroísmo, firmeza e fortaleza'

Daniel Edmundo Ortega Murillo afirmou que "é uma honra, um orgulho e um privilégio" receber jornalistas da Rússia e da RT.

"Estou feliz por continuar dando passos unidos em função desse trabalho comunicacional para a defesa da verdade, esse trabalho comunicacional que contribui para o bem-estar, a estabilidade, a segurança e que contribui para a defesa da paz, a defesa da pátria", enfatizou ele.

"É um tempo de heroísmo, de firmeza e de fortaleza de nossos povos. Heroísmo, dignidade, firmeza, força para derrotar o fascismo, para derrotar o nazismo, para derrotar os inimigos da humanidade. Heroísmo, dignidade, firmeza e força para derrotar as mentiras, as calúnias, as infâmias. Para derrotar o terrorismo midiático, para derrotar todas as agressões e todos os ataques contra nosso povo", afirmou.

Na cerimônia de abertura foram apresentadas danças folclóricas, a icônica canção "Katyusha", bem como a estreia do filme "Famílias Numerosas, Multiplicando a Felicidade".

A cerimônia de encerramento acontecerá na sexta-feira (12) de dezembro e coincidirá com a celebração do Dia da Amizade entre a Rússia e a Nicarágua.