
Catalunha declara estado de emergência diante de surto de peste suína africana

O governo catalão declarou na terça-feira (9) estado de emergência para conter um surto de peste suína africana (PSA) na região de Collserola, perto de Barcelona, Espanha, divulgou o jornal espanhol El Mundo.
A origem do surto está sendo investigada pelo Supremo Tribunal de Justiça da Catalunha, a partir de relatório elaborado pelas forças de segurança estaduais e regionais. As autoridades foram alertadas já no final de novembro, após a detecção do primeiro caso na região catalã de Bellaterra, que causou a morte de um javali.

Uma investigação está em andamento para averiguar a possibilidade de crime ambiental. O Ministério de Agricultura, por sua vez, sinalizou para a abertura de um procedimento paralelo para averiguar se o surto foi originado de vazamento do vírus pelo Centro de Investigação em Saúde Animal (CISA-INIA) de Valdeolmos (Madrid), laboratório de referência da União Europeia.
A medida permite a contratação acelerada de mão de obra e a ativação de protocolos especiais para esforços de contenção do contágio. A administração catalã está mobilizando suprimentos veterinários, equipamentos de vigilância e serviços de apoio em regime emergencial.
Restrições foram aplicadas para limitar a movimentação de animais, proibir a caça e reforçar os controles de acesso na área afetada.
