Notícias

Irã nomeia ministro interino das Relações Exteriores

A nomeação ocorre depois que o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, morreu junto com o presidente iraniano Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero.
Irã nomeia ministro interino das Relações ExterioresGettyimages.ru / Askin Kiyagan/Anadolu

O diplomata iraniano Ali Bagheri tornou-se ministro interino das Relações Exteriores do Irã na segunda-feira, depois que sua candidatura foi aprovada pelo Conselho do Governo, após a trágica morte do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, que morreu no domingo em um acidente de helicóptero junto com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e outros funcionários de alto escalão perto da fronteira com o Azerbaijão.

Ali Bagheri também foi nomeado chefe do Comitê de Relações Exteriores do Governo da República Islâmica, informou um porta-voz do Governo iraniano à agência IRNA.

Ali Bagheri Kani, nascido em Teerã em 1967, iniciou sua carreira diplomática em 1990. De 2007 a 2013, ele atuou como subsecretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Desde setembro de 2021, Bagheri atuou como vice-ministro das Relações Exteriores do Irã e e estava a cargo das negociações nucleares do Irã, sendo chefe da equipe de negociação em relação ao renascimento do Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA, por sua sigla em inglês).