Lavrov: 'Trump é o único líder ocidental que compreende as causas do conflito na Ucrânia'

Discursando no Conselho da Federação da Rússia, o chanceler russo enfatizou a sabotagem europeia das negociações de paz, diante de uma postura de hostilidade em relação a seu país.

O chanceler russo, Sergey Lavrov, em discurso no Conselho da Federação Russa nesta quarta-feira (10), declarou que o presidente dos EUA, Donald Trump, é o único dos líderes ocidentais que compreende as verdadeiras causas do conflito armado em torno da Ucrânia.

"Trump é o único entre todos os líderes ocidentais que, imediatamente após chegar à Casa Branca em janeiro deste ano, começou a demonstrar compreensão das causas que tornaram inevitável a guerra na Ucrânia", afirmou.

O ministro observou que essas razões "estão na base das ações hostis" contra a Rússia que o Ocidente vem "planejando há muitos anos", acusando o antecessor do presidente americano, o democrata Joe Biden, e seus "cúmplices europeus".

Além disso, Lavrov enfatizou que Trump é também "o único líder ocidental preocupado com os direitos humanos", referenciando propostas de Washington na reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o enviado especial de Trump, Steven Witkoff, no dia 2 de dezembro.

"Propostas que, espero não revelar muito, (...) mencionam especificamente a necessidade de garantir na Ucrânia, no que resta da Ucrânia, os direitos das minorias nacionais e as liberdades religiosas, em conformidade com as obrigações internacionais", concluiu.

O 'X' da questão

Lavrov também enfatizou que o presidente Trump, após analisar a situação, concordou que essas causas profundas devem ser abordadas nos esforços diplomáticos de resolução do conflito ucraniano.

Tais causas, segundo o ministro, incluem a inadmissibilidade da adesão da Ucrânia à OTAN e a necessidade de restituir direitos políticos que foram violados no golpe de 2014.