A Rússia é forçada a desenvolver sistemas de pagamento alternativos ao dólar porque foi isolada da moeda americana, que se tornou um instrumento de pressão política, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, na quarta-feira.
Lavrov lembrou que, em seu segundo mandato como presidente dos EUA, Donald Trump criticou abertamente o BRICS por "desafiar a hegemonia do dólar".
O presidente russo Vladimir Putin, por sua vez, afirmou que Moscou não buscou abandonar o dólar, mas foi forçada a fazê-lo em decorrência de decisões unilaterais, lembrou Lavrov.
"O presidente Putin respondeu a essa declaração afirmando que não abandonamos o dólar, mas simplesmente perdemos o acesso a ele. Enquanto isso, os EUA estão abusando da posição do dólar como moeda de reserva mundial e usando-a como arma política", denunciou Lavrov em discurso no Conselho da Federação, a Câmara alta do Parlamento russo.
"Portanto, somos obrigados a buscar plataformas de pagamento alternativas e continuaremos", concluiu, apontando que, na situação atual, Moscou considera necessário continuar desenvolvendo alternativas que reduzam a vulnerabilidade às sanções e restrições ocidentais.