Lavrov sobre Ocidente: 'Em sua desesperada cegueira política, eles se iludem em vencer a Rússia'

Em discurso no Conselho da Federação, o chanceler russo abordou questões atuais de política externa.

Os líderes da Comissão Europeia e do Reino Unido, em sua "desesperada cegueira política", continuam alimentando sua ilusão de derrotar a Rússia, declarou nesta quarta-feira (10) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

"Apesar da necessidade de reconhecer a realidade, Londres, a direção da Comissão Europeia em Bruxelas e a maioria dos países membros da OTAN e da União Europeia mantêm uma postura francamente destrutiva em relação à questão ucraniana", lamentou o chanceler.

"Depois de terem investido todo o seu capital político na guerra contra a Rússia com as mãos e os corpos dos cidadãos ucranianos, continuam, em sua desesperada cegueira política, a alimentar a ilusão de vencer de uma forma ou de outra o nosso país", afirmou durante o seu discurso no Conselho da Federação (a Câmara Alta do Parlamento da Rússia) sobre questões atuais da política externa do país.

Ele também afirmou que Moscou não declarará guerra à Europa, mas responderá a quaisquer ações hostis, incluindo o envio de contingentes militares europeus à Ucrânia e a expropriação de bens russos congelados.

"Como o presidente [Vladimir Putin] tem enfatizado repetidamente, não pretendemos lutar contra a Europa, e tal pensamento jamais nos ocorreu. No entanto, responderemos a qualquer ação hostil, incluindo o envio de contingentes militares europeus à Ucrânia e a confiscação de bens russos, e já estamos preparados para isso", enfatizou.