
Greve de ônibus provoca filas, trânsito recorde e encarece corridas por app em SP

Motoristas de ônibus fizeram uma paralisação parcial na tarde desta terça-feira (9) em São Paulo, interrompendo a circulação em terminais e gerando um dos maiores congestionamentos do ano: 1.134 km de lentidão, segundo a CET.
A TV Globo flagrou veículos da Viação Sudeste voltando para a garagem na Avenida do Cursino, na Zona Sul. No Terminal Santo Amaro, Terminal Campo Limpo e Terminal Dom Pedro II, os ônibus deixaram de circular, formando filas e desorientando passageiros.
Segundo o sindicato dos motoristas, o protesto foi motivado pela promessa não cumprida de pagamento do 13º salário e do vale-refeição das férias. A categoria afirma que tentou negociar, mas não houve diálogo.
As empresas que recolheram os veículos, segundo o sindicato, são:
Moobile
KBPX
Campo Belo
Viação Grajaú
Metrópole Paulista
Viação Sudeste

A Prefeitura informou que os repasses estão em dia e que a responsabilidade pelo pagamento é das concessionárias. Um boletim de ocorrência foi registrado contra as operadoras por paralisação sem aviso-prévio.
O sindicato das empresas afirmou que tenta negociar prazo maior para os pagamentos e cobra revisão contratual com a gestão municipal.
Com a redução da frota, corridas por aplicativo chegaram a custar quatro vezes mais em diversos bairros da capital.
