Inteligência artificial auxilia na limpeza de dezenas de quilômetros dos litorais russos

A tecnologia foi desenvolvida pela companhia russa Yandex, em parceria com a Universidade Federal do Extremo Oriente, localizada em Vladivostok.

Um sistema de inteligência artificial ajudou voluntários a limpar mais de 50 quilômetros de áreas do litoral da Rússia desde 2024, segundo publicação do Gazeta.ru na terça-feira (9).

A iniciativa é da organização Chistyi Bereg (Costa Limpa, em português), utilizando tecnologia desenvolvida pela companhia russa Yandex, em parceria com a Universidade Federal do Extremo Oriente, localizada em Vladivostok.

O sistema analisa imagens aéreas do litoral e identifica, com taxa de acerto superior a 80%, seis categorias de resíduos: redes de pesca, metal, borracha, plástico de grande porte, concreto e madeira. Durante as expedições de 2025, o modelo foi treinado com mais de 20 mil imagens.

O algoritmo marca automaticamente os pontos de acúmulo de lixo no Yandex Maps, ferramenta de geolocalização da empresa. A análise estima sua composição e peso aproximado, permitindo que voluntários e equipes ambientais planejem com antecedência o tamanho das operações e os recursos necessários. 

O curador do projeto e diretor do Fundo de Defensores da Natureza, Roman Korchiguin, disse à reportagem que a iniciativa ampliou significativamente seu alcance neste ano, com a adesão de novos parques nacionais e reservas. A expectativa é que, em 2026, o programa avance de ações pontuais para uma limpeza costeira sistemática.

"As redes neurais nos ajudam a avaliar com mais precisão a escala da poluição, planejar o trabalho, distribuir recursos e operar quatro vezes mais rápido", disse o diretor.