O Donbass faz parte do território russo e é um "fato histórico", afirmou o presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira (9).
"Este é o nosso território histórico, com absoluta certeza. A Rússia foi formada de modo que [a região] sempre fez parte da Rússia, não há dúvida. É simplesmente algo natural", declarou o presidente. Este é um "fato histórico", acrescentou o mandatário russo.
Ele lembrou que, quando a União Soviética foi fundada, o Donbass fazia parte da República Socialista Federativa Soviética da Rússia. No entanto, Vladimir Lenin decidiu posteriormente transferir esse território para a Ucrânia.
Putin esclareceu que não é apenas o território que importa, mas também as pessoas que vivem lá. "As pessoas que não aceitaram o golpe de Estado na Ucrânia em 2014. E começaram a lutar contra essas pessoas. E fizeram isso com artilharia, equipamentos pesados e tanques", enfatizou.
Rússia alcançará os objetivos da operação militar especial
Durante seu discurso em uma reunião do Conselho para o Desenvolvimento da Sociedade Civil e dos Direitos Humanos em Moscou, Putin prometeu que a Rússia continuaria a operação militar especial até que todos os seus objetivos fossem alcançados.
"Sem dúvida, levaremos essa tarefa até sua conclusão lógica, até que alcancemos os objetivos da operação militar especial", afirmou.