Notícias

Rússia está pronta para ajudar o Irã na busca e investigação do acidente com o helicóptero de Raisi

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova diz que Moscou está acompanhando de perto as informações sobre o acidente.
Rússia está pronta para ajudar o Irã na busca e investigação do acidente com o helicóptero de RaisiAP / Ali Hamed Haghdoust/IRNA

A Rússia está pronta para ajudar na busca do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que se acidentou perto da fronteira com o Azerbaijão no domingo, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

"Estamos acompanhando de perto as informações que estão surgindo sobre o destino dos passageiros do terceiro helicóptero, entre os quais estavam representantes de alto escalão do Irã, incluindo o presidente Ebrahim Raisi. Esperamos sinceramente que eles estejam vivos e que suas vidas e saúde não estejam em perigo", disse a porta-voz.

Além disso, enfatizou que a Rússia "está pronta para fornecer toda a assistência necessária na busca pelo helicóptero desaparecido e na investigação das causas do acidente".

Assim como a Rússia, o Iraque, o Azerbaijão e a Armênia também ofereceram seu apoio na busca pelo veículo.

Anteriormente, foi relatado que a aeronave que transportava Raisi, juntamente com o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian e o governador da província do Azerbaijão Oriental, Ayatollah Seyyed Mohammad-Ali Al-Hashem, teve que fazer um pouso forçado devido à forte neblina.

Várias equipes de resgate continuam a busca intensiva. O difícil acesso ao local do acidente e as más condições climáticas estão dificultando o trabalho das equipes de resgate.