Notícias

Honduras ordena prisão de Juan Orlando Hernández após indulto de Trump

Documento judicial determina captura imediata após sua libertação nos Estados Unidos; Ministério Público de Honduras acusa Hernández de lavagem de ativos e fraude no caso Pandora II.
Honduras ordena prisão de Juan Orlando Hernández após indulto de TrumpGettyimages.ru / Jorge Cabrera

A Justiça de Honduras expediu um mandado de prisão internacional contra o ex-presidente Juan Orlando Hernández, acusado de fraude e lavagem de ativos no âmbito do caso Pandora II. A ordem, assinada em 28 de novembro de 2023 pelo juiz natural da Corte Suprema de Justiça, Walter Raúl Miranda Sabio, determina a "imediata captura" do ex-chefe de Estado assim que ele seja posto em liberdade pelas autoridades dos Estados Unidos.

O mandado foi divulgado no domingo (8) pelo procurador-geral hondurenho, Joel Zelaya, em comunicado publicado na rede social X, às vésperas do Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado na segunda-feira (9). Zelaya confirmou que solicitou à Agência Técnica de Investigação Criminal (ATIC) e à Interpol a execução da ordem judicial contra Hernández.

"O povo hondurenho está preso nas garras da corrupção e das redes criminosas que afetaram profundamente a vida do nosso país. Estamos combatendo isso abertamente", declarou o procurador.

A medida ocorre dias após a libertação de Hernández nos Estados Unidos, onde cumpria pena de 45 anos de prisão por crimes ligados ao narcotráfico. O ex-presidente foi beneficiado por um indulto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em paralelo, Zelaya informou que a primeira fase das investigações do caso Pandora II foi concluída, resultando na prisão da ex-diretora da Direção da Infância, Adolescência e Família (DINAF), Dulce María Villanueva Sánchez, por irregularidades durante sua gestão no órgão público.

O caso dá continuidade a investigações iniciadas em 2018, que apuram o desvio de fundos públicos por meio de organizações vinculadas a figuras políticas e instituições estatais.