O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo ucraniano está usando o conflito em andamento para evitar a realização de eleições presidenciais.
Em entrevista à Politico, divulgada nesta terça-feira (9), Trump destacou que já faz "muito tempo" desde as últimas eleições na Ucrânia e questionou a continuidade democrática do regime de Kiev.
O presidente declarou que as autoridades atuais "estão usando a guerra para evitar a realização de eleições" e argumentou que os ucranianos deveriam ter a oportunidade de votar, independentemente das circunstâncias.
Após observar que era impossível prever quem venceria e que Vladimir Zelensky poderia ser reeleito, ele criticou a prolongada ausência de eleições.
"Sabe, eles falam de democracia, mas chega um ponto em que deixa de ser democracia [...] Eles não têm eleições há muito tempo", enfatizou Trump.
Zelensky, cujo mandato constitucional terminou em maio de 2024, declarou no início de 2025 que as eleições presidenciais ocorreriam assim que o período mais intenso do conflito com a Rússia terminasse e a Ucrânia alcançasse uma "posição forte".
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou repetidamente que considera Zelensky um governante ilegítimo, incapaz de validar acordos para resolver o conflito.
Em fevereiro de 2025, Trump afirmou que Zelensky era um "ditador sem eleições".