Notícias

'Completa estupidez': Kremlin comenta palavras de Merz sobre preparação de ataque russo contra Europa

As declarações do chanceler alemão sobre os supostos planos de Moscou de atacar os países europeus não correspondem à realidade, afirmou o porta-voz presidencial russo.
'Completa estupidez': Kremlin comenta palavras de Merz sobre preparação de ataque russo contra EuropaGettyimages.ru / Christian Marquardt

As recentes declarações do ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Friedrich Merz, sobre supostos planos da Rússia de atacar os países da OTAN não têm qualquer fundamento, afirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov. O porta-voz presidencial russo classificou essas declarações do líder alemão como "uma completa estupidez".

Nesta segunda-feira (09), durante uma transmissão ao vivo na rede pública alemã ARD, Merz explicou a crescente militarização dos países da OTAN dizendo que o presidente russo, Vladimir Putin, supostamente quer restaurar a URSS e afirmou que as doutrinas estatais russas supostamente falam em se preparar para um ataque contra a OTAN.

"Quanto aos preparativos para um ataque à OTAN, isso é uma completa estupidez", respondeu Peskov.

Peskov também refutou a outra declaração de Merz, segundo a qual o presidente russo estaria planejando restaurar a União Soviética. "Isso não corresponde à realidade, nem uma coisa nem outra", afirmou.

"Putin não quer restaurar a URSS porque isso é impossível, e ele mesmo já disse isso várias vezes. E falar sobre isso é desrespeitoso para com nossos parceiros, nossos aliados da Comunidade de Estados Independentes, das formas mais avançadas de integração", concluiu.