Notícias

Exército russo tem sob 'controle total' parte de importante povoado em Donbass

Os militares russos libertaram quase 30% de todos os edifícios de Dimitrov, localizada perto da cidade-chave de Krasnoarmeisk, recentemente libertada, anunciou o chefe do Estado-Maior russo.
Exército russo tem sob 'controle total' parte de importante povoado em DonbassSputnik / Stanislav Krasilnikov

A parte sul da cidade estrategicamente importante de Dimitrov (conhecida na Ucrânia como Mirnograd) está sob o controle total do Exército russo, declarou nesta terça-feira (09) o chefe do Estado-Maior russo, Valery Guerasimov.

"Atualmente, a parte sul da cidade foi libertada e está sob nosso controle total. Isso representa mais de 30% do total de edifícios da cidade", afirmou.

Ele declarou que a destruição das formações ucranianas nesta cidade é a principal tarefa do grupo de tropas Tsentr ("Centro").

Importância para o front

Dimitrov, a leste, protege Krasnoarmeisk, uma importante zona fortificada e centro logístico do Exército ucraniano, que foi libertada pela Rússia em 1º de dezembro. As tropas russas chegaram aos arredores de Dimitrov em agosto de 2024 e, em setembro, destruíram a ponte que ligava a cidade a Krasnoarmeisk.

A tomada permitirá impulsionar ofensivas em várias direções. Assim, abre-se caminho para a província de Dnepropetrovsk, cuja fronteira fica a 30 km a oeste. Além disso, permite intensificar a pressão para o norte para cercar outros centros e nós logísticos da República Popular de Donetsk, como Konstantinovka, Kramatorsk e Slaviansk.