Notícias

Estado-Maior russo: Avançamos em quase todas as direções na zona de conflito ucraniana

A próxima tarefa do agrupamento de tropas Tsentr ("Centro"), após a libertação de Krasnoarmeisk, será a expulsão das unidades ucranianas da zona de Dimitrov, indicou o chefe do Estado-Maior.
Estado-Maior russo: Avançamos em quase todas as direções na zona de conflito ucranianaSputnik / Stanislav Krasilnikov

As Forças Armadas da Rússia estão avançando em quase todas as zonas da operação militar especial, segundo informou nesta terça-feira (09) o chefe do Estado-Maior russo, Valery Guerasimov.

"As tropas do grupo combinado continuam sua ofensiva em praticamente todas as direções", destacou durante uma inspeção do cumprimento das missões de combate do agrupamento de tropas Tsentr ("Centro"), que opera na direção de Dnepropetrovsk.

Ele também indicou que, após a recente libertação da cidade estratégica de Krasnoarmeisk, na República Popular de Donetsk, a principal tarefa do grupo Tsentr é eliminar as formações das tropas do regime de Kiev cercadas perto de Dimitrov.

Avanços das tropas russas

Nesse contexto, ele detalhou que, até o momento, as unidades do 2º Exército libertaram as localidades de Rovnoye, Rog e Gnatovka, adjacentes a Krasnoarmeisk, a leste.

Enquanto isso, em Krasnoarmeisk, as tropas russas estão inspecionando áreas residenciais, prestando assistência à população local, disse Guerasimov, acrescentando que mais de 200 pessoas foram evacuadas para áreas seguras.

Por sua vez, a 5ª Brigada Separada de Fuzileiros Motorizados do 51º Exército está destruindo as unidades das Forças Armadas da Ucrânia presas em Dimitrov. "Até hoje, a parte sul da cidade foi libertada e está sob nosso controle total. Isso representa mais de 30% do total de edifícios da cidade", afirmou.

Além disso, enfatizou que a libertação de Krasnoarmeisk foi "uma etapa crucial na libertação de todo o Donbass". "Durante a libertação da cidade, as unidades e formações militares demonstraram iniciativa, agiram com inteligência e escolheram métodos de ataque desconhecidos e inesperados para o inimigo. O pessoal agiu com coragem e bravura", afirmou.