Zakharova alerta que agressões dos EUA contra Venezuela 'ameaça ter consequências imprevisíveis'

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia comentou nova Estratégia de Segurança Nacional norte-americana.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, alertou aos Estados Unidos, nesta segunda-feira (8), sobre os riscos de um conflito de grande escala com a Venezuela. Segundo ela, a situação "ameaça ter consequências imprevisíveis para todo o hemisfério ocidental".

Ao responder a perguntas de jornalistas sobre a renovada Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, Zakharova comentou as mudanças previstas para a política norte-americana em relação ao hemisfério ocidental, classificadas no documento como a "Emenda Trump".

A representante russa comparou a proposta do atual governo à chamada "Emenda Roosevelt". A doutrina, formulada pelo então presidente Theodore Roosevelt, reivindicava para Washington o direito de intervir na América Latina sob o pretexto de "estabilizar a situação econômica interna" dos países da região.

"Isso é particularmente alarmante diante das tensões atuais que o Pentágono alimenta deliberadamente em torno da Venezuela. Esperamos que a Casa Branca consiga evitar cair em um conflito de grande escala, que ameaça ter consequências imprevisíveis para todo o hemisfério ocidental", declarou.

A agressão dos EUA