Notícias

Helicóptero do presidente do Irã sofre acidente

Entre os passageiros estavam outros funcionários de alto escalão, incluindo o ministro das Relações Exteriores.
Helicóptero do presidente do Irã sofre acidenteAP / Iranian Presidency Office

O helicóptero com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, a bordo sofreu um acidente neste domingo, segundo informações da mídia iraniana.

Ao mesmo tempo, foi relatado que alguns dos que acompanhavam o presidente no helicóptero conseguiram se comunicar com o Quartel-General Central, aumentando as esperanças de que o incidente não tenha causado vítimas.

O comboio presidencial estava composto por três helicópteros, dois dos quais transportavam ministros e autoridades que chegaram em segurança ao seu destino. Segundo informações, também estavam a bordo da aeronave que transportava Raisi o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e o governador da província do Azerbaijão Oriental, o aiatolá Seyyed Mohammad-Ali Al-Hashem.

Pouco antes do acidente, Raisi reuniu-se com o presidente  do Azerbaijão, Ilham Aliyev, na fronteira para participar de uma cerimônia de inauguração de novas obras hidráulicas no rio Araz.

Possíveis causas

Os serviços de emergência e a Polícia iniciaram uma grande operação de busca e resgate para localizar o helicóptero presidencial. A aeronave pode ter tido que fazer um pouso forçado devido à densa neblina.

No momento, os números de telefone das pessoas a bordo do helicóptero presidencial, incluindo o próprio Raisi, não estão disponíveis. A localização exata do helicóptero acidentado foi determinada. O local fica nas proximidades do vilarejo de Uzi, localizado nas florestas de Arasbaran, província do Azerbaijão Oriental.

Por sua vez, a agência de notícias Mehr cita relatos não confirmados de que o helicóptero que transportava o presidente foi forçado a pousar devido à neblina na região norte do Azerbaijão Oriental, e seu comboio está agora indo para a cidade de Tabriz por terra.

Aguardando equipes de resgate

O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse que "o presidente e sua comitiva retornavam em vários helicópteros após a inauguração da barragem de Khodaafarin quando um dos helicópteros teve que fazer um pouso forçado devido às condições climáticas".

"Agora as equipes de resgate foram para a área, mas devido à neblina e ao clima desfavorável, pode levar algum tempo para chegar ao helicóptero. Esperamos que as equipes de resgate cheguem rapidamente", declarou.

O ministro disse que "houve comunicação" com as pessoas que estavam no helicóptero, "mas considerando que a área é complexa e a comunicação é difícil, estamos esperando que as equipes de resgate cheguem ao local do acidente e nos enviem mais informações".

Ao receber a notícia do incidente, o chefe do Crescente Vermelho Iraniano, Babak Mahmoudi, partiu para Tabriz. Em seguida, ordenou que equipes de resgate fossem ao local, juntamente com drones e outros equipamentos necessários, que estão atualmente procurando o helicóptero.

O Crescente Vermelho informou que 40 equipes de reação rápida estão presentes na região em missões de busca e resgate.

"Estamos usando drones e equipamentos aéreos, mas, devido às condições climáticas, estamos usando equipes de resposta rápida a pé", disseram.

Por sua vez, o ministro da Saúde do Irã, Bahram Eynollahi, também informou sobre as medidas que estão sendo tomadas para atender o presidente e seus acompanhantes.

"Preparamos instalações de tratamento. Estamos agora na área e todas as forças de resgate estão ocupadas fazendo buscas", disse o ministro na televisão estatal. "Nós implantamos todas as instalações médicas, incluindo emergência, cirurgia e ambulâncias", acrescentou.