Musk lança a rede Starlink em Bali para expandir o acesso à Internet na Indonésia

Ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia foi o anfitrião do empresário.

O billonário Elon Musk e o ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, lançaram na tarde deste domingo o serviço de internet via satélite da SpaceX para o setor de saúde do país, visando melhorar o acesso em partes remotas do extenso arquipélago.

"Estou muito entusiasmado por levar conectividade a locais com baixa conectividade", disse Musk aos repórteres, "se você tiver acesso à Internet, poderá aprender qualquer coisa", acrescentou.

Musk aterrissou na manhã de domingo, a bordo de seu avião particular, na ilha de Bali, para participar da cerimônia de lançamento em um centro de saúde comunitário da província, Denpasar. O ministro indonésio de Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut Pandjaitan, foi ao encontro de Musk no Aeroporto Internacional de Denpasar.

Separadamente, Pandjaitan disse que Musk também assinará um acordo para melhorar a conectividade da Internet nos setores de saúde e educação, além de participar do Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado atualmente em Bali.

Um funcionário do Ministério de Comunicações e Informações da Indonésia informou que a Starlink recebeu licenças comerciais no início deste mês para operar como um provedor de serviços de Internet no território indonésio. Segundo a mídia local, a Starlink está trabalhando com uma subsidiária da empresa estatal de comunicações Telkom para fornecer acesso à Internet em regiões remotas do país.

A Indonésia se torna o terceiro país do Sudeste Asiático onde a Starlink está em operação. No ano passado, a Malásia concedeu à empresa de Musk uma licença para fornecer serviços de Internet, e uma empresa sediada nas Filipinas assinou um acordo com a SpaceX em 2022 para a mesma finalidade.