
Alemanha quer eliminar nomes de ruas em referência ao período socialista — Bild

Evelyn Zupke, "comissária do Bundestag para as vítimas do regime do Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED)", defendeu a renomeação de ruas com nomes que são referência a figuras do movimento socialista ou comunista, informou a imprensa alemã no sábado.

"Trinta e cinco anos após a unificação, nenhuma rua deveria ser nomeada em homenagem a Vladimir Lenin, Otto Grotewohl ou Wilhelm Pieck. Dar o nome de uma rua é uma expressão de gratidão em nossa sociedade democrática atual", afirmou.
Segundo Zupke, a antiga Alemanha Oriental ainda mantém nomes de locais dedicados a Vladimir Lenin, à amizade germano-soviética e a dirigentes da RDA. Para ela, seria apropriado substituí-los por homenagens a pessoas que lutaram contra o regime do país.
Em algumas cidades, como Jericó, o processo de mudança de nomenclatura já foi iniciado. A filial local do partido Alternativa para a Alemanha, no entanto, tenta contestar a decisão das autoridades na Justiça.
- Na semana passada, a cidade de Kiev, como parte de uma política russófoba de "desrussificação", já havia anunciado a decisão de renomear ruas e logradouros relacionados à Rússia e ao período soviético.
