Notícias

Zelensky: Os primeiros F-16 não desempenharão um papel fundamental na linha de frente

Os Países Baixos e a Dinamarca foram os primeiros a concordar em fornecer F-16s para a Ucrânia no ano passado.
Zelensky: Os primeiros F-16 não desempenharão um papel fundamental na linha de frenteGettyimages.ru / Orhan Cicek/Anadolu

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, afirmou que os primeiros caças F-16 que serão fornecidos ao seu país "não desempenharão um papel fundamental" na situação da linha de frente.

Durante uma entrevista à AFP, publicada no sábado, o mandatário ucraniano disse que, em relação à defesa antiaérea, seu país tem "cerca de 25% do que precisamos". Segundo ele, a Força Aérea ucraniana precisa de "120 a 130 aeronaves" para alcançar a paridade aérea com a Rússia.

Disse ainda que os primeiros F-16s chegarão ao país este ano. "Os primeiros [F-16s] não desempenharão um papel fundamental porque seu número não será suficiente", admitiu, enfatizando que serão apenas os "primeiros passos".

Os Países Baixos e a Dinamarca foram os primeiros a concordar em fornecer F-16s para a Ucrânia no ano passado.

Amsterdã disse que o país tem um total de 42 caças F-16, mas o número exato a ser fornecido é desconhecido. O primeiro-ministro dinamarquês, Mette Frederiksen, disse na época que a Dinamarca entregaria 19 caças a Kiev.