Notícias

O que se sabe sobre o roubo das obras de Matisse e Portinari na Biblioteca em São Paulo

Dois indivíduos armados invadiram o local e subtraíram obras de arte, incluindo oito pinturas do pintor francês Henri Matisse, e cinco do brasileiro Candido Portinari pertencentes à série "Menino de Engenho".
O que se sabe sobre o roubo das obras de Matisse e Portinari na Biblioteca em São PauloPrefeitura de São Paulo

Na manhã de domingo (7), a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, foi alvo de um assalto, informou o G1. 

Dois indivíduos armados invadiram o local e subtraíram oito obras do pintor francês Henri Matisse, e cinco do brasileiro Candido Portinari pertencentes à série "Menino de Engenho".

As obras faziam parte de uma exposição conjunta entre a Biblioteca Mário de Andrade e o Museu de Arte Moderna (MAM), intitulada "Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade". O evento terminava no domingo. 

Os criminosos renderam os seguranças antes de fugir em direção à estação Anhangabaú do metrô. As câmeras do sistema Smart Sampa identificaram os suspeitos, que estão sendo procurados pela polícia.

A segurança foi reforçada na biblioteca e em seus arredores enquanto a investigação prossegue.

  • Henri Matisse (1869–1954) foi um pintor francês, um dos principais nomes do fauvismo, conhecido pelo uso inovador da cor e por composições marcadas pela simplicidade formal e intensidade expressiva.

  • Cândido Portinari (1903-1962) foi um dos maiores pintores brasileiros, conhecido por retratar a realidade social e a cultura do país, especialmente a vida do trabalhador. Militante comunista, sua obra combina influências modernistas com um forte compromisso social, tornando-se referência no panorama artístico nacional e internacional.