Notícias

Netanyahu: os destinos de Israel e da Alemanha estão 'interligados'

O primeiro-ministro israelense destacou as relações entre os dois países desde o Holocausto até a atual cooperação em matéria de segurança.
Netanyahu: os destinos de Israel e da Alemanha estão 'interligados'AP / Ariel Schalit, Pool

Os destinos da Alemanha e de Israel estão profundamente "entrelaçados", afirmou no domingo (07) o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que destacou o "compromisso moral" que Berlim assumiu com o povo judeu.

"Passamos pela maior tragédia que qualquer povo já sofreu em solo alemão e cometida por alemães", declarou Netanyahu durante uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler alemão Friedrich Merz, que chegou a Jerusalém para uma visita.

Nesse sentido, ele destacou a "mudança histórica" nas relações entre os dois países desde o Holocausto até a atual cooperação em matéria de segurança. "As gerações posteriores ao Holocausto compreenderam que havia um compromisso moral especial para permitir que o Estado judeu, o povo judeu, se recuperasse desse horror”, acrescentou.

Segundo Netanyahu, nos últimos 80 anos, desde o surgimento do Estado judeu, Israel foi capaz de desenvolver capacidades que lhe permitiram defender-se dos inimigos e agora nos permitem retribuir. "Não é apenas a Alemanha que trabalha em defesa de Israel, mas Israel, o Estado judeu, 80 anos após o Holocausto, trabalha em defesa da Alemanha", acrescentou.