Notícias

Lavrov: "As relações Rússia-China superam em qualidade as alianças clássicas do passado"

Chanceler russo observou que os laços entre Moscou e Pequim "continuam a desempenhar um papel fundamental na manutenção da segurança internacional e no desenvolvimento global equilibrado".
Lavrov: "As relações Rússia-China superam em qualidade as alianças clássicas do passado"Gettyimages.ru / Aziz Karimov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse neste sábado à 32ª Assembleia do Conselho de Política Externa e de Defesa que as relações entre a Rússia e a China "superam em qualidade as alianças clássicas do passado" e continuam a se fortalecer.

Durante seu discurso, o chanceler lembrou que esta semana o presidente Vladimir Putin visitou a China, onde se reuniu com seu homólogo Xi Jinping.

"As conversas com o presidente Xi Jinping e as reuniões com outros representantes da liderança chinesa confirmaram que nossas relações de parceria abrangente e interação estratégica superam em qualidade as alianças interestatais tradicionais da era anterior", afirmou Lavrov. Além disso, destacou que as relações entre os dois países "continuam a desempenhar um papel fundamental na manutenção da segurança internacional e no desenvolvimento global equilibrado".

Ao mesmo tempo, observou que Putin e Xi expressaram que as relações entre seus respectivos países são "tão próximas e tão amigáveis que superam em qualidade as alianças clássicas do passado", acrescentando que "essa avaliação reflete totalmente a essência dos laços que existem [...] e que estão sendo fortalecidos em praticamente todas as áreas".

Putin chegou ao país asiático em sua primeira visita oficial ao exterior após sua posse em 7 de maio. A viagem do líder russo durou dois dias, durante os quais reuniu-se com Xi Jinping. Após as negociações, os dois líderes assinaram uma declaração de 30 páginas sobre laços mais estreitos, parceria abrangente e interação estratégica entre os dois países. Além disso, as delegações russa e chinesa assinaram 10 documentos bilaterais.