Notícias

Vazamento de água no Museu do Louvre danifica centenas de livros egípcios antigos

Vazamento atinge setor de antiguidades egípcias e expõe problemas estruturais já conhecidos no maior museu da França.
Vazamento de água no Museu do Louvre danifica centenas de livros egípcios antigosGettyimages.ru / Kiran Ridley

Francis Steinbock, vice-administrador do Museu do Louvre, em Paris, afirmou neste domingo (7) que um vazamento de água danificou peças em um dos três setores dedicado às antiguidades egípcias.

"Identificamos entre 300 e 400 obras [danificadas], a contagem está em andamento", afirmou Steinbock, citado pela agência Reuters. Segundo ele, os livros perdidos eram "aqueles consultados por egiptólogos, mas não livros preciosos".

Problemas estruturais

De acordo com Steinbock, os problemas já eram conhecidos há anos, mas os reparos deveriam ser realizados somente no segundo semestre de 2026.

O Louvre tem se tornado foco de polêmica nos últimos meses. Em outubro, quatro assaltantes roubaram 88 milhões de euros em jóias, revelando graves falhas de segurança.

A Cour des Comptes, órgão de auditoria pública da França, revelou em um relatório publicado no mesmo mês que o museu sofre com sérios problemas estruturais de manutenção. Segundo a entidade, as dificuldades estariam relacionadas aos gastos excessivos com obras de arte.

Já em novembro, a ala sul do Pavilhão Sírio foi fechada como medida de precaução, também em virtude dos problemas estruturais.