Na madrugada desta quinta-feira, ocorreu uma tentativa de golpe de Estado em Benin, na África Ocidental, que o Exército afirmou ter frustrado, segundo a France 24.
Militares sob o comando do tenente-coronel Tigri Pascal assumiram o controle da emissora de televisão estatal e anunciaram a destituição do presidente Patrice Talon, cuja residência na cidade de Cotonou foi alvo de um ataque.
Em mensagem transmitida pela TV, os militares golpistas anunciaram a nomeação de Pascal como presidente do Comitê Militar para a Refundação e enviaram um recado à comunidade internacional, garantindo o "respeito aos compromissos internacionais de Benin e aos direitos humanos".
Além disso, afirmaram que "o Exército se compromete a se alinhar para oferecer ao povo beninense a esperança de um futuro realmente novo, onde prevaleçam a fraternidade, a justiça e o trabalho".
Uma fonte militar disse à agência que o Exército recuperou o controle do país e garantiu que Talon e sua família "estão completamente seguros". "Foi um pequeno grupo de pessoas" que conseguiu tomar apenas o canal de televisão, acrescentou.
Segundo relatos, o palácio presidencial permanece sob controle do Exército, e a sede da televisão estatal também está assegurada pelas forças oficiais leais ao presidente Talon.
Nas redes sociais circulam imagens de veículos blindados trafegando por Cotonou.
Talon assumiu a presidência em 2016 e foi reeleito em 2021. Seu mandato terminaria em abril do ano que vem.