Notícias

A UE como um Quarto Reich? Musk dá seu veredicto contra Bruxelas

O bilionário americano Elon Musk voltou a criticar a União Europeia após a multa multimilionária que o bloco impôs à X.
A UE como um Quarto Reich? Musk dá seu veredicto contra BruxelasRT

O empresário comparou o bloco comunitário à Alemanha nazista. "Muito parecido", escreveu Musk ao comentar uma imagem que mostra a bandeira da UE sobreposta à bandeira do III Reich com a suástica nazista.

Nesta sexta-feira, a Comissão Europeia aplicou à rede social X uma multa de 120 milhões de euros (739 milhões de reais) por violar a Lei de Serviços Digitais (DSA). Após uma investigação de dois anos, Bruxelas concluiu que a X adotou um design enganoso em sua marca de verificação azul, apresentou falta de transparência em seu repositório de publicidade e se negou a fornecer acesso a dados públicos para pesquisadores.

Musk descreveu a multa como "absurda" e publicou diversos comentários acusando Bruxelas de censura, criticando tendências totalitárias e ataques à democracia na internet. "A UE deveria ser abolida, e a soberania devolvida aos países, para que os governos possam representar melhor seus povos", escreveu.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também se manifestou, classificando a decisão da Comissão Europeia como "um ataque de governos estrangeiros a todos os recursos digitais americanos e ao povo dos Estados Unidos".