Internautas criticam Luciano Huck após polêmica em aldeia indígena: 'arrogância, soberba e racismo'

Nos últimos dias, o apresentador de televisão Luciano Huck, que cogitou disputar as eleições presidenciais do Brasil em 2018 e 2022, tornou-se alvo de intensa polêmica após ser flagrado pedindo que indígenas do Parque Indígena do Xingu escondessem celulares e roupas consideradas ''não tradicionais'' em fotografias com ele.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o apresentador Luciano Huck tirando foto ao lado de indígenas do Xingu, no Mato Grosso, e dando ordens aos nativos para que retirassem roupas consideradas "não tradicionais" e que removessem aparelhos eletrônicos das fotografias.… pic.twitter.com/fv7ZUtRtWJ
— VEJA (@VEJA) December 5, 2025
Nas imagens, Huck chega a dizer aos indígenas para "limpar a cultura de vocês'' e justifica a orientação afirmando que a presença do celular ''mexe na cultura originária''.
As falas foram duramente criticadas nas redes sociais. Um dos internautas chegou a acusar o apresentador de expressar ''arrogância, soberba e racismo nas entrelinhas''.
Luciano como sempre, romantizando a pobreza em troca de audiência. O que ele quer? Mostrar cenas dos índios fazendo fogueira, comendo em pratos de barro, caçando bichos com arco e flecha ?
— Firebrand ❇️🐺❇️ (@firebrandxxx) December 6, 2025
Em suas redes sociais, Huck se justificou alegando que as orientações não partiram dele. ''Minha relação com as comunidades indígenas no Brasil atravessa décadas. Sou, e sempre serei, defensor dos povos originários, de sua cultura, de sua territorialidade e de sua preservação", escreveu.
