Notícias

Starmer, Merz, Macron e Zelensky se reunirão nos próximos dias para discutir processo de paz

Conversas serão realizadas em meio ao megaescândalo de corrupção na Ucrânia e ao expressivo avanço russo no campo de batalha.
Starmer, Merz, Macron e Zelensky se reunirão nos próximos dias para discutir processo de pazGettyimages.ru / Stefan Rousseau - WPA

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, receberá na segunda-feira (8) o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em sua residência oficial em Downing Street, para discutir o andamento das negociações de paz do conflito russo-ucraniano, informaram veículos locais.

De acordo com os relatos, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, também participarão das conversas. Enquanto isso, autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia se preparam para realizar uma terceira rodada de diálogos no estado norte-americano da Flórida.

Crise em Kiev

Os diálogos ocorreram em um momento desfavorável para a Ucrânia, em meio ao grande escândalo de corrupção que atingiu o círculo próximo de Zelensky e resultou na renúncia de Andrey Yermak, chefe de seu gabinete e principal negociador. Trump chegou a afirmar que o escândalo enfraquece a posição ucraniana.

Enquanto isso, Kiev também enfrenta dificuldades no campo de batalha. Durante reunião com comandantes em um posto de comando no domingo (30), Putin destacou que as forças de seu país mantém completamente a iniciativa em toda a linha de contato, e celebrou a conquista da cidade-chave de Krasnoarmeisk.