Notícias

Novo membro do BRICS? Mais um país busca tornar-se membro pleno nos próximos anos

Nação com a maior economia regional acelera esforços para integrar grupo de economias emergentes.
Novo membro do BRICS? Mais um país busca tornar-se membro pleno nos próximos anosSputnik / Ministério das Relações Exteriores da Rússia

Yousef Tuggar, ministro das Relações Exteriores da Nigéria, manifestou, durante sua participação no Fórum de Doha neste sábado (6), a intenção de seu país de tornar-se membro pleno do BRICS nos próximos anos.

''Estamos apressando a transformação de nossa sociedade em direção a uma classe média. Há muito o que aprender com o BRICS, e nós, como a maior economia da região, percebemos como é importante para nós manter relações baseadas em nossos interesses'', afirmou Tuggar, citado pelo portal Vzgliad.

Desde janeiro de 2025, a Nigéria e outros oito países (Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão) passaram a integrar a categoria de países parceiros do BRICS. Nessa condição, podem participar de fóruns, cúpulas e reuniões vinculadas ao bloco, além de colaborar em temas de comércio, investimentos e cooperação econômica e diplomática com os membros do grupo.

Na condição de membro pleno, a Nigéria poderia desempenhar um papel mais ativo nas decisões do grupo e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de maior acesso a mecanismos financeiros, como as reservas conjuntas de moeda.