Notícias

Ucranianos protestam contra mobilização: moradores atacam furgão e libertam homens detidos - VÍDEO

Imagens que circulam na internet mostram uma multidão quebrando os vidros do veículo a chutes e com objetos variados.
Ucranianos protestam contra mobilização: moradores atacam furgão e libertam homens detidos - VÍDEORedes Sociais

Na cidade de Odessa, moradores enfurecidos destruíram as janelas de uma van de um dos Centros Territoriais de Recrutamento ucranianos, em mais uma tentativa de resistir à chamada "busificação" (uso de ônibus ou vans para transportar à força homens convocados para o serviço militar, sinônimo de mobilização forçada), informou neste sábado o site Strana.

As Forças Armadas da Ucrânia enfrentam grande escassez de pessoal, agravada pelo problema sistêmico da deserção. Cada vez mais civis se tornam vítimas da mobilização compulsória. Nas redes sociais, circulam regularmente imagens de comissários militares recrutando à força homens na rua, em transportes públicos, hospitais ou até mesmo impedindo-os de sair de seus carros enquanto dirigem.

Nos vídeos divulgados, é possível ver a multidão quebrando os vidros da van a chutes e com diversos objetos, ajudando os homens detidos a escapar pelas janelas.

As Forças Armadas da Ucrânia enfrentam uma grave escassez de pessoal, agravada pelo problema sistêmico da deserção. Cada vez mais civis se tornam vítimas da mobilização forçada. Nas redes sociais, surgem regularmente imagens de comissários militares recrutando homens à força nas ruas, em transportes públicos, hospitais ou até mesmo bloqueando-os em seus carros enquanto dirigem.