VÍDEO: Reino Unido desenvolve sistema antidrone de energia direcionada

A um custo de apenas 0,66 reais por "tiro", os pulsos de energia direcionados por radiofrequência são capazes de abater vários drones de uma só vez, em vez de usar projéteis caros.

O Reino Unido começou a desenvolver uma arma avançada de energia dirigida por radiofrequência (RFDEW, na sigla em inglês) capaz de neutralizar enxames de drones a um custo de apenas 10 pence (aproximadamente 0.66 reais) por pulso destrutivo.

O novo sistema emitirá ondas de rádio para "interromper ou danificar" o equipamento eletrônico dos veículos aéreos e "abater vários drones de uma só vez", explicou o Ministério da Defesa britânico em um comunicado divulgado na quinta-feira, 16 de maio.

"A apenas 10 pences por disparo, o feixe RFDEW é uma alternativa importante e econômica aos sistemas tradicionais de defesa aérea baseados em mísseis e é capaz de abater enxames perigosos de drones com efeito instantâneo", disse o comunicado. "O alto nível de automação também significa que o próprio sistema pode ser operado por uma única pessoa", enfatiza a nota do ministério.

Além disso, como ele lança energia em vez de projéteis sólidos caros, ele pode disparar um grande número de pulsos até que sua energia se esgote.

O sistema pode atingir alvos a uma distância de até um quilômetro e está planejado para ampliar seu alcance. "Essa tecnologia pode fornecer uma solução para a proteção e defesa de bases e ativos críticos", afirmam os militares britânicos.

O dispositivo RFDEW pode ser montado em uma grande variedade de veículos militares, desde um navio de guerra até a traseira de um caminhão. Seu alvo principal serão os drones ou os componentes eletrônicos das aeronaves.