O candidato à Presidência de Honduras, Salvador Nasralla, denunciou, nesta sexta-feira (5), irregularidades no processo de apuração dos votos para as eleições presidenciais. Por esse motivo, afirmou que solicitará o "voto a voto".
Pelo seu perfil na rede social X, Nasralla apontou que a empresa "ASD", contratada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para o processo de votação, decidiu "não incluir" na contagem "centenas de atas" que o favorecem, as enviando para uma "apuração especial". Além disso, ele sustenta que essa medida "retarda a entrada de atas" de departamentos como Cortés, Yoro, Atlántida e Colón, enquanto "acelera" quando chegam atas de zonas rurais.
As eleições foram no último domingo (30), e ainda não há um vencedor. O candidato conservador do Partido Nacional, Nasry Asfura, segue à frente das disputadas eleições com 1.127.782 votos (40,21%) contra 1.107.246 votos (39,48%) de Nasralla. Em terceiro lugar, com 541.387 votos (19,30%), aparece a candidata governista Rixi Moncada, segundo o portal El Heraldo.