
EUA querem proibir exportação de chips Nvidia para China

Senadores dos Estados Unidos querem restringir as exportações de chips avançados da Nvidia para a China, buscando desacelerar o avanço das tecnologias de Inteligência Artificial do país asiático, informou o Financial Times na quinta-feira (4).
Segundo o jornal, a Lei de Exportações Seguras e Viáveis de Chips determina a suspensão de licenças para produtos norte-americanos por 30 meses e proibirá a venda dos modelos H200 e Blackwell.

Os autores do projeto afirmam que a liderança dos EUA está baseada em seu "domínio do poder computacional global", e que limitar o acesso chinês "permitirá ampliar exponencialmente a liderança em computação".
A proposta surge enquanto o governo Trump avalia autorizar a venda dos chips H200 para a China, decisão que gerou preocupação em parte da administração.
"O acesso irrestrito ao H200 permitirá que a China crie supercomputadores de ponta baseados em IA para desenvolver os sistemas de IA mais poderosos", afirmou Saif Khan, especialista em chips do Instituto do Progresso e ex-funcionário da Casa Branca.
