
Rússia se prepara para fabricar aviões civis na Índia

Uma das áreas mais promissoras da cooperação entre Rússia e Índia é a produção de aviões civis no país asiático com base em componentes russos, afirmou o vice-primeiro-ministro Denis Manturov em entrevista à RT.
Os modelos citados são o Superjet-100 e o Il-114-300, para os quais, segundo ele, há forte demanda no mercado indiano.
"Acredito que isso deve ser mutuamente benéfico e interessante para a organização dessa produção", afirmou o dirigente russo.
Manturov também mencionou outras possíveis frentes de cooperação, como energia, diferentes segmentos de maquinário e o setor químico, áreas nas quais a colaboração já é significativa.
A posição coincide com a declaração do presidente russo Vladimir Putin, que, em reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou que "estão surgindo novas áreas ligadas às altas tecnologias, ao desenvolvimento e ao trabalho conjunto".
Além dos setores citados por Manturov, ele apontou cooperação espacial, em Inteligência Artificial (IA) e em tecnologias avançadas.
Superjet-100 e Il-114-300

No fim de outubro, a estatal russa United Aircraft Corporation firmou parceria com a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para iniciar a produção local do Superjet-100 (SJ-100).
Além de ser o primeiro projeto conjunto de aviação civil, será a primeira fabricação de um avião civil na Índia desde 1988.
O Superjet-100 é um modelo russo composto integralmente por peças nacionais e entrou em produção em série em agosto de 2025.
O Il-114-300, também inteiramente russo, concluiu os testes de certificação em outubro. Equipado com motores turboélice TV7-117ST-01, pode operar em pistas curtas, aeródromos de concreto e superfícies congeladas no Ártico, com desempenho superior ao de aeronaves estrangeiras.
